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Transtorno de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem acontecem devido a fatores genéticos e/ou neurobiológicos que alteram o funcionamento do cérebro afetando um ou mais processos cognitivos relacionados à aprendizagem. Embora haja evidências de agrupamento familiar e herdabilidade, esses transtornos são considerados de herança multifatorial complexa, portanto várias regiões do genoma humano podem possuir susceptibilidades ao desenvolvimento de um transtorno de aprendizagem, contribuindo para tal. Porem, alguns genes e condições já foram associados a alterações especificas, caracterizando herança autossômica dominante.

Esses problemas de processamento podem interferir no aprendizado de habilidades básicas como leitura, escrita e/ou matemática. Eles também podem interferir em habilidades de nível superior, como organização, planejamento de tempo, raciocínio abstrato, memória e atenção de longo ou curto prazo. É importante compreender que as dificuldades de aprendizagem podem afetar a vida de um indivíduo para além dos estudos e podem afetar as relações com a família, amigos e no local de trabalho.
Dado que as dificuldades de leitura, escrita e/ou matemática são problemas reconhecíveis durante os anos escolares, os sinais e sintomas são mais frequentemente diagnosticados durante esse período. No entanto, alguns indivíduos não recebem uma avaliação até estarem no ensino pós-secundário ou serem adultos no mercado de trabalho. Outros indivíduos com dificuldades de aprendizagem podem nunca receber uma avaliação e passar pela vida sem nunca saberem o porquê de terem dificuldades acadêmicas.

As dificuldades de aprendizagem não devem ser confundidas com problemas de aprendizagem que resultam principalmente de deficiências visuais, auditivas ou motoras; de deficiência intelectual; de perturbação emocional; ou de desvantagens ambientais, culturais ou económicas.
De modo geral, as pessoas com dificuldades de aprendizagem têm inteligência média ou acima da média. Muitas vezes parece haver uma lacuna entre o potencial do indivíduo e as realizações reais. É por isso que as dificuldades de aprendizagem são referidas como “dificuldades ocultas”.
Uma deficiência de aprendizagem não pode ser curada ou corrigida; é um desafio para toda a vida. No entanto, com apoio e intervenção adequados, as pessoas com dificuldades de aprendizagem podem alcançar sucesso na escola, no trabalho, nos relacionamentos e na comunidade.

“Dificuldades de aprendizagem” é um termo “guarda-chuva” que descreve uma série de outras dificuldades de aprendizagem mais específicas. Veja os tipos de dificuldades de aprendizagem abaixo.

Tipos de dificuldades de aprendizagem:

1. Dislexia

Distúrbio do processamento da linguagem que afeta a leitura, a escrita e a compreensão. Os disléxicos podem apresentar dificuldade de decodificação de palavras ou de consciência fonêmica, identificando sons individuais dentro das palavras

2. Disgrafia

Dificuldade em converter seus pensamentos em escrita ou desenho. Quem tem disgrafia para traduzir seus pensamentos para a escrita, seja na ortografia, gramática, vocabulário, pensamento crítico ou memória.

3. Discalculia

Indivíduos com discalculia lutam com conceitos matemáticos, números e raciocínio. Os indivíduos podem ter dificuldade em ler relógios para saber as horas, contar dinheiro, identificar padrões, lembrar fatos matemáticos e resolver matemática mental.

 

4. Distúrbio do processamento auditivo

Dificuldade no processamento de sons. Estes indivíduos podem confundir a ordem dos sons ou ser incapazes de filtrar sons diferentes, como a voz de um professor versus ruído de fundo.

5. Distúrbio de processamento de linguagem

Desafios específicos no processamento da linguagem falada, impactando tanto a linguagem receptiva quanto a expressiva. De acordo com a Associação de Deficiências de Aprendizagem da América, “há dificuldade em atribuir significado a grupos de sons que formam palavras, frases e histórias”.

6. Dificuldades de aprendizagem não-verbais (NVLD)

Dificuldades em descodificar comportamentos não-verbais ou sinais sociais. Quem sofre de NVLD tem dificuldade em compreender a linguagem corporal, as expressões faciais e o tom de voz, ou os aspectos não-verbais da comunicação.

7. Déficit visual-perceptual/visual-motor

Indivíduos com déficit visual-perceptivo/motor visual apresentam má coordenação motora, têm dificuldade com lápis, giz de cera, cola, tesoura e outras atividades motoras finas. Podem confundir letras com aparência semelhante ou demonstrar atividade visual incomum ao ler ou completar tarefas.

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